7.4.11

Curso de Escrita Criativa na Guilherme Cossoul

Associação Cultural
Guilherme Cossoul
Curso/Workshop/Oficina/ Atelier
de Escrita Criativa
Construir a Narrativa
Maio, Junho 2011
por Rafael Dionísio

Segundas Feiras (2 de Maio a 27 de Junho)
9 sessões de 2 horas = 18 horas
das 19.30-21h30h.
(Com uma sessão pública de apresentação dos textos na Cossoul em data a definir)
preço: 50 sócios; 60 não sócios.

Filosofia deste Curso

O género narrativo, de que o conto e o romance são exemplos, é o género literário mais
prestigiado desde o século XIX.
Este é um curso especial dedicado a elaborar um texto com alguma complexidade e extensão. Um
texto do género narrativo. O texto é desenvolvido com exercícios. Estes desenvolvem-se por
módulos. Esses módulos são independentes mas com uma certa lógica na continuidade. O
objectivo é construir um texto com alguma amplitude. Fazendo uma montagem gradual dos
módulos de texto que vão sendo desenvolvidos na aula. Os módulos seguem uma estrutura que se
baseia nas principais categorias da narrativa.
Missão do Curso:
· Melhorar a expressão escrita.
· Exprimir o mundo interior.
· Desenvolver capacidades narrativas.
· Ganhar capacidades ao nível da construção de uma estória.
· Aventurar-se a escrever com algum nível de complexidade.
· Tomar consciência das especificidades e estruturas narrativas.
· Montar um texto por partes articuladas que faz um todo maior.

A quem se destina:
A todos os que tenham interesse em desenvolver processos criativos no âmbito da palavra escrita,
tanto numa perspectiva de desenvolvimento pessoal como na perspectiva de quem aspira a
construir uma obra narrativa de algum fôlego.

Modo de funcionamento:
As aulas funcionam com breves exposições teóricas sobre vários temas narratológicos seguidos da
apresentação de enunciados e da sua resolução e discussão.

Apresentação Final dos Trabalhos
Será feita uma apresentação final dos trabalhos efectuados ao longo do curso, numa sessão extra
para o público nas instalações da Sociedade. Em data a determinar/combinar (com a Sociedade e
com os alunos) no fim de Março.

Será oferecido um certificado de frequência do Curso


15.3.11

lançamento do livro de rafael dionisio

O Lançamento do Livro de Rafael Dionísio será 
na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
no dia  20, Domingo, de Março de 2011


Av. D. Carlos I, 61, 1º
(a Santos, Lisboa

O livro será apresentado por Marcos Farrajota (editor)
João Silveira e Carla Delgado.


21.2.11

sociologia de um livro

Quando se publica um livro há sempre muitas mãos envolvidas. Ora vejamos: 
no Algumas Pessoas Depois
1)  Eu, Rafael Dionísio escrevi o livro. 
2) A Joana B.  deu grandes sugestões ao longo da sua escrita, fez uma leitura atenta e deu conta de vários erros e deu muitas sugestões. 
3) O Gonçalo N. leu o livro e fez comentários e sugestões.
4) O André M. fez também leitura, comentários e sugestões. 
 Todas estas pessoas modificaram o livro porque aceitei muitas das críticas e sugestões
5) Numa fase mais adiantada e já em pré publicação o Marcos F. fez algumas sugestões também muito válidas. 
Assim o livro, embora escrito por mim, foi matizado por estas quatro pessoas que o leram antes de estar finalizado. 
6) O André R. fez desenhos que interpretam o espírito do livro; que ilustram por dentro e que dão origem à capa.
7) O João C. faz a capa com os desenhos anteriores; faz a paginação (que não é nada indiferente) e faz alguns efeitos a meu pedido que não são normais nos livros. 
8) O João S. e a Carla D. aceitam ler e apresentar o livro no lançamento.
9) O Carlos aceita que se faça uma apresentação no seu espaço
10) A Regina e outro Carlos também aceitam que se faça uma apresentação no seu espaço. 


a todas estas pessoas o meu obrigado

10.7.10

feira do livro


A feira do livro em Armação de Pera
(22 de Julho até 25 de Agosto) tem os livros da chili com carne (incluindo os meus).
 No 1º Andar da Sede do Clube de Futebol "Os Armacences".

22.6.10

feira laica e feira do livrro































Feira Laica no Sábado e Domingo
na Bedeteca

Os livros da Chili com Carne podem ser
vistos e eventualmente adquiridos
na Feira do Livro da gare do Oriente.

24.1.10

PROGRAMA e FILOSOFIA do CURSO na COSSOUL,













Associação Cultural
Guilherme Cossoul
Curso/Workshop/Oficina/ Atelier
de Escrita Criativa
Construir a Narrativa”
Fevereiro-Março 2010
por João Rafael Dionísio
(8 aulas de 2,5 horas= 20 horas)
Quartas-feiras, (3, 10, 17, 24 Fev.; 3, 10, 17, 24 Mar.)
Com uma sessão pública de apresentação dos textos na Cossoul em data a definir (posterior a 24 de Março)
das 19.30-22h.
120 não sócios
100 sócios
geral@guilhermecossoul.pt
21 397 34 71




Filosofia deste Curso


O género narrativo, de que o conto e o romance são exemplos, é o género literário mais prestigiado desde o século XIX.
Este é um curso especial dedicado a elaborar um texto com alguma complexidade e extensão. Um texto do género narrativo. O texto é desenvolvido com exercícios. Estes desenvolvem-se por módulos. Esses módulos são independentes mas com uma certa lógica na continuidade. O objectivo é construir um texto com alguma amplitude. Fazendo uma montagem gradual dos módulos de texto que vão sendo desenvolvidos na aula. Os módulos seguem uma estrutura que se baseia nas principais categorias da narrativa.

Missão do Curso:


Melhorar a expressão escrita.

Exprimir o mundo interior.

Desenvolver capacidades narrativas.

Ganhar capacidades ao nível da construção de uma estória.
Aventurar-se a escrever com algum nível de complexidade
Tomar consciência das especificidades e estruturas narrativas.

Montar um texto por partes articuladas que faz um todo maior.


A quem se destina:


A todos os que tenham interesse em desenvolver processos criativos no âmbito da palavra escrita, tanto numa perspectiva de desenvolvimento pessoal como na perspectiva de quem aspira a construir uma obra narrativa de algum fôlego.


Modo de funcionamento:


As aulas funcionam com breves exposições teóricas sobre vários temas narratológicos seguidos da apresentação de enunciados e da sua resolução e discussão.


Apresentação Final dos Trabalhos


Será feita uma apresentação final dos trabalhos efectuados ao longo do curso, numa sessão extra para o público nas instalações da Sociedade. Em data a determinar/combinar (com a Sociedade e com os alunos) no fim de Março.
Será oferecido um certificado de frequência do Curso




Estrutura do Curso “Construir a Narrativa”
por João Rafael Dionísio


Sendo um curso do lado do fazer (criar) mais do que do aprender (estudar) há a seguinte lista de tópicos teórico-práticos que serão abordados os seguintes assuntos/exercícios:


Estrutura do Curso


I Parte (introdução)
1. Apresentação. Introdução e exercícios genéricos de E.C.
2. Tipos de romances. Focalização e narrador. Acção, descrição, diálogos. Exercícios genéricos de E.C.


II Parte (narrar e criar)
3. Tipos de personagens. Hierarquia entre elas. Escolha das personagens (principal, secundárias e outras).
4. Espaços pertencentes às personagens. Relação das personagens com lugares físico-emocionais.
5. O tempo. A tipologia de Propp como desencadear de acções narrativas.
6. Acontecimentos molares e moleculares. Narrativa de encaixe (noutro tempo, paralela à acção, etc.).
7. Digressão num ponto da narrativa. Justaposição e encadeamento de sequências
8. Conclusão dos trabalhos. Fechar a narrativa. Reflexões.
9. Apresentação dos textos. (em sessão extra).

15.12.09

recitalinho

Sexta Feira, no evento dos RUIS, campo grande,
vou fazer um mini-recital de poesia "de minha autoria".
às 21.30 ou 22h (quejá não sei bem)

Poemas do Livro Inédito: "Escavações Arbitrárias".

A seguir há concerto dos "Presidente Drógado" YEH!

Apareçam!

10.12.09

inauguração sábado 12, Braço de Prata



Inauguração da exposição, com muita animação.
Aparecei!!

6.12.09

feira laica






A Feira Laica, organizada pelo Feitor, O Lemos, e outros gajos, vai estar de novo activa, na Fábrica do Braço de Prata.

Apareçam!

antónio sérgio





faleceu antónio sérgio, o radialista, (que o ensaísta das notas de cinco contos já tinha marchado à mais tempo). fica aqui a minha modesta homenagem.
Os seus programas de rádio fizeram parte da minha adolescência, principalmente "o lança chamas" e o "som da frente". Ultimamente também ouvia, muito de vez em quando "a hora do lobo", e "viriato25" de que estranhava o nome comó caraças.

enfim. fica aqui uma mini homenagem. (só soube hoje, por acaso, mas enfim, isso não é o que importa).

2.12.09

outra vez nas bancas

Olá amiguinhos, a foto abaixo enche a minha família de orgulho e alegria. São os meus livrinhos bons para dar à família no natalixo.

beijinhos, e não mexam muito no pipi. no vosso e dos outros(as). deus tem inveja que mexam no pipi.

ah!, a foto (fotografia, vá...) abaixo, é de um escaparate na fenaque do chiado.







30.11.09

exposição RUI

No sábado foi a inauguração da exposição do colectivo RUI.
Num belíssimo palaceto ali no campo grande.
Adorei as performances e as obras de arte que aquela malta expôs.
Temos artistas!... Uma exposição muito fixe.
daqui a duas semanas vai haver mais uns concertos e vou dizer uns poemicos meus.



O Movimento de Artistas Românticos Utópicos Ingénuos Selvagens – R.U.I.S. – apresenta a sua primeira exposição em Lisboa,
no Campo Grande nº 185,
de 28 de Novembro a 18 de Dezembro de 2009.



Ana Menezes, Ana Teresa Maga, José Mendonça, Patrícia Caldeira



Horário: Terça a Sábado, das 13h às 19h.
Local: 185, Campo Grande, 1700 Lisboa.
Transportes: metro Campo Grande ou Cidade Universitária; autocarros 7, 36, 701, 750, 767.
(Ao lado do Horto do Campo Grande)



Exposição de artes plásticas, vídeo, performance, tertúlia e concertos.
Todos os Sábados às 21.30h haverá performance 4 mulheres e concertos Love Songsz e Trash Nymph.
Encerramento dia 18 de Dezembro com lançamento do Fanzine R.U.I.S. e concerto com Presidente Drogado e Marciana Verde às 22h.


Esta exposição conta com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Viborel, Associação Bomba Suicida, Geraldine, Câmara Municipal de Lisboa, Securitas e Atelier Mike Goes West.